CULTIVE RESPEITO

Postado por Kyrios , quarta-feira, 21 de abril de 2010 10:40





Independentemente de crença, de raça, de sexo, de posição social, de condição econômico-financeira, de cultura, e até mesmo de idade, em verdade, todo ser humano merece respeito.
Lamentavelmente, nem sempre tem sido assim, uma vez que continuam a prevalecer em nosso meio, em nosso planeta Terra, o orgulho e o egoísmo,(NAS SALAS DE AULA, ALUNOS QUE DESVIAM ATENÇÃO DOS INTERESSADOS) sem dúvida alguma as duas maiores chagas de um colegio.
Com efeito, para exemplificar, quando furamos a fila do lanche,ou de um banco, seja do que for, estamos partindo do pressuposto de que o nosso tempo é mais importante do que o dos outros, que chegaram
antes, e sobretudo estamos agindo em completo desrespeito às mais comezinhas regras de convivência em coletividade, ainda que não escritas.
Pensamos ser indispensável que cada um enxergue no próximo um irmão e faça a ele o que gostaria que ele lhe fizesse, respeitando-o sempre, quaisquer que sejam as circunstâncias, os fatos e a situação.
Será excelente se conseguirmos nos colocar com exatidão no lugar do outro, procurando pensar como ele, em melhores condições de entendimento, portanto, particularmente no que tange ao modo como desejaríamos ser tratados.
E o respeito começa em nós, em nossa intimidade, sendo necessário respeitar-se para respeitar a outrem.
O respeito há de ser geral, respeito à própria vida e à sua preservação, respeito à Natureza, respeito aos animais, aos vegetais, aos pais, aos colegas, professores, mas, sobretudo, respeito ao homem, essa complexa criatura.
Todos aspiramos ser respeitados. Respeito é bom, é ótimo, e dele todos nós gostamos. Está em nossas mãos obtê-lo. Em nosso próprio benefício, assumamos um auto-compromisso: a partir de agora, deste exato instante, procuraremos agir com respeito, com profundo respeito, com respeito sempre!
(Revista ''Bem ao espiritismo, publicada em 1999- Com modificações)
 Gostou? Alguma opinião ou critica?Use os comentarios para isso ;)

3 Response to "CULTIVE RESPEITO"

fogo Says:

o respeito é uma coisa que não se vê se sente então RESPEITE o próximo para ser respeitado

Wecsley Oliveira Says:

que lindo... utilizarei o texto em um projeto com meus alunos...

Wecsley Oliveira Says:

em breve postarei o resultado do projeto em meu blog
mururudesign.blogspot.com

Postar um comentário